sábado

GALP

UNIP- GALP - REVISÃO
 I - Na concepção de Irandé Antunes, em Muito além da gramática, é preciso reprogramar a mente dos professores, pais e alunos" no que concerne ao ensino da língua. 1. Afinal que "programa" os professores, pais e alunos possuem sobre ensino de língua? 2. Na proposta da autora, o que deve constituir o ensino da língua?

 II _ O ensino vigente segue vários equívocos, topicalizados pela autora Antunes: 1. língua e gramática são a mesma coisa;
  •  1. Lingua e gramática são a mesma coisa;
  •  2. basta saber grámatica para falar, ler e escrever com sucesso;
  •  3. explorar nomeclaturas e classificações é estudar gramática;
  •  4. a norma prestigiada é a única linguisticamente válida;
  •  5. toda atuação verbal tem que se pauta pela norma prestigiada;
  •  6. o respaldo para a aceitação de um novo padrão gramatical esta prioritariamente nos manuais gramaticais.
3. Relacione os itens 1 e 2 com o ensino de língua e a eficácia na aprendizagem produtiva de leitura e produção de texto.
4. Explique o item 3.
5. Relacione os itens 4, 5 e 6 com o preconceito linguístico.

III - Com a instrumentalização da gramática Normativa em mecanismo ideológico de poder e de controle de uma camada social sobre as demais, formou-se essa "falsa consciência " coletiva de que os usuários de uma língua necessitam da gramática Normativa como se ela fosse uma espécie de fonte de gramatica." (BAGNO, Marcos. Dramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Loyola, 2000, p.87)
6. A gramátia ensinada na escola é aquela normativa, tradicional. Essa gramática relaciona-se com a política e está sob o dominio de uma determinada classe social. Explique porque essa gramática vincula-se sm a política dando um exemplo histórico.

 IV _ Quando se trata de gramática no mundo leigo, aontamos apara a normativa e tradicional ensinada na escola. Noentanto, a noção de gramática é amla com vários tipos.
7. Enumere os tipos de gramática.

V - Dada a seguinte situação: Uma palestrante ao ligar o retroprojetor pede a quem está perto do interruptor que desligue as lâmpadas, falando: "As luzes, por favor". Ao acabar de falr, ediu que ligasse as lâmpadas com o mesmo enuciado: "As luzes, por favor.", explique o enunciado:"As luzes, por favor":
8.pela gramática normativa: forma e função das palavras.
9. pela semântica: o sentido do enunciado.
10. pela pragmática: o contexto.